Editorial 

A Revista Gestão e Sociedade lança seu segundo número de 2019 trazendo artigos que reforçam a diversidade temática de um campo em permanente  transformação. Some-se a isso uma contínua busca por melhores procedimentos editoriais e avaliativos. Neste debate, cresce a referência à chamada open peer review (OPR), que teria como objetivos primordiais aumentar a transparência, eficiência e responsabilidade do processo de revisão, proporcionando maior  interação entre pareceristas, editores e autores. Embora não disseminada, esta é uma prática que tende a ser incorporada na rotina editorial e que vai exigir ajustes da comunidade.  Por isto, e atenta aos debates e presente nos diferentes fóruns que discutem os rumos da comunicação científica, a Revista Gestão e Sociedade reforça seu papel de difusor de conhecimento teórico e aplicado de interesse científico ao mesmo tempo em que mantém-se aberta às diferentes abordagens no espaço local, regional, nacional  e internacional.

Com efeito, o primeiro artigo desta edição trata da experiência gerencial dos Conselhos Municipais de Saúde de Florianópolis, Santa Catarina. O segundo artigo discute a gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social do Brasil. O terceiro artigo aborda experiências premiadas de inovações do setor público brasileiro do meio rural. O quarto aborda os impactos gerados pelo cooperativismo produtivo no desenvolvimento econômico local e regional em dois municípios do sul brasileiro. Na sequência, o quinto artigo discute os fatores preponderantes na decisão de contratação do serviço Correios Log+ sob a ótica dos empresários de e-commerce. O sexto e sétimo, duas contribuições internacionais, analisam as escolhas de projetos de carreira de jovens diplomados na região norte de Portugal, e as despesas orçamentárias em educação so setor público do Paquistão. Por último, na Seção Debates e Discussões,  é examinado o desempenho inovativo da indústria brasileira no período 2010/2015.

A Revista Gestão e Sociedade reforça a importância do apoio de seus parceiros institucionais (BDMG Cultural e Fapemig através do Edital  005/2017 – Publicação de Periódicos) desejando a todos e todas uma boa leitura.

A Equipe Editorial

Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Allan Claudius Queiroz Barbosa (FACE/UFMG, Editor Responsável), Noel Torres Júnior (FACE/UFMG), Robert Aldo Iquiapaza (FACE/UFMG), Genauto Carvalho de França Filho (EAUFBa/NPGA) Assistentes Editoriais: Cristina Luiza Ramos da Fonseca (CEPEAD/FACE/UFMG – Fiocruz Minas), Fabrício Silveira (Fiocruz Minas e FACE/UFMG),  Juliana Goulart Soares do Nascimento (UFJF), Silas Augusto  (FACE/UFMG) – ISSN 1980-5756 © CEPEAD/FACE/UFMG, 2019

 

 

Publicado: 22-04-2019

Artigos

Debates e Discussões