Editorial de despedida - Equipe Editorial 2015-2020

26-10-2020
Editorial - Os Editores se despedem

A Editoria Cientifica e a Secretaria Editorial da Revista Gestão e Sociedade vem informar à Comunidade Acadêmica o término de suas atividades que compreenderam cinco anos (Outubro/2015 a Outubro/2020). O trabalho realizado resultou em uma notável evolução nos indicadores de produção e visibilidade. Com efeito, até 2015 havia uma situação de estagnação, o que levou a Revista a ser rebaixada nos extratos avaliativos do Qualis Capes e a um acúmulo significativo de artigos nas fases iniciais de avaliação. 

O passivo decorrente do atraso na publicação das edições e dificuldades operacionais e tecnológicas para um adequado funcionamento fizeram que diversas medidas fossem tomadas para recuperar sua posição de destaque. Assim, uma agenda de modernização de procedimentos operacionais e acadêmicos foi estabelecida visando assegurar esta retomada.

Através de uma série de ações emergenciais e de cariz estratégica, a Revista Gestão e Sociedade, por exemplo, passou a disponibilizar em todos artigos, desde o primeiro número, o Digital Object Identifier (DOI). Some-se a isso o esforço da equipe editorial na indexação da Revista Gestão e Sociedade, que já consta em algumas bases importantes, tais como EBSCO, Red Iberoamericana de Innovación y Conocimineto Científico/REDIB, Directory of Open Access Journals (DOAJ), Sumarios de Revistas Brasileiras, e Scientific Periodicals Electronic Library/SPELL, ampliando sua inserção de forma qualificada e consistente.

Também passou a dar espaço à publicação de artigos em língua inglesa, provenientes de pesquisadores estrangeiros, cumprindo um importante critério similar ao de outras publicações nacionais de referência na área, proporcionando aumento da visibilidade e atratividade internacionais da revista, em consonância às políticas de internacionalização promovidas pela Capes, CNPq e UFMG. 

A captação e repasse de apoios institucionais assegurou que os custos de funcionamento e operação fossem cobertos através de gerenciamento efetuado pela Fundação de Apoio da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Tais recursos foram relevantes para auto-sustentação que, no nosso entendimento, deve ser fortalecida e estimulada pelos próximos editores.

Some-se a isso  o apoio da Academia Mineira de Letras, que associou sua história e tradição ao trabalho executado, e o lançamento de número especial sobre a COVID-19 e a Gestão, que mobilizou a comunidade acadêmica em torno de uma grave situação global. 

A Revista Gestão e Sociedade conseguiu com estas medidas e muitas outras (estabelecimento de datas fixas de publicação dos números, redução no tempo de resposta aos autores e autoras, desk review ágil, dentre outros) recuperar sua capacidade científica e atrair artigos de variadas perspectivas. A classificação no Sistema QUALIS-CAPES no extrato B2 da área, de Administração  (quadriênio 2013-2016), reforçou a garantia de periodicidade, diversificação dos artigos por vinculação dos autores e por regiões, diversidade de avaliadores, avaliação blind review e atendimento às especificidades do sistema de editoração eletrônica de revistas. 

Um balanço das edições publicadas demonstra ainda o esforço em garantir espaço para diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, sempre pautado pelo rigor e excelência que se tornaram marcas da revista. A figura 1 a seguir expressa em linhas gerais alguns números dessa evolução ao longo destes cinco anos.

Figura1 | Revista Gestão e Sociedade – Balanço Geral 2015/2020

editorial_despedida1.jpg

 

A realização de mesas-redondas com especialistas permitiu um amplo debate com a comunidade sobre temas de interesse e de fronteira do conhecimento administrativo, apontando caminhos e sugerindo estratégias. A figura 2 apresenta os eventos realizados ao longo destes anos.

Fig. 2 | Eventos realizados pela Revista Gestão e Sociedade – 2015 a 2020

a.jpgb.jpgc.jpgd.jpge.jpg

 

 

É importante situar que estas ações auxiliam na compreensão e possível superação dos novos desafios que se colocam para as publicações cientificas, tais como a necessidade de que dados relevantes de estudos em curso devem ser compartilhados rápida e abertamente. Isso ajuda a fortalecer a replicabilidade, atribuição, reutilização e aprimoramento dos trabalhos científicos, facilitando a crítica e a colaboração, ao mesmo tempo em que se deve pensar no uso de plataformas de compartilhamento e colaboração.

Os Editores da Revista Gestão e Sociedade agradecem o apoio e estímulo da comunidade acadêmica, em especial aos pareceristas, autores e autoras que tornaram possível concretizar este esforço de recuperação e fortalecimento. Ao Corpo Editorial Científico e Corpo Consultivo Científico, nosso agradecimento pelo aconselhamento e privilégio de sua presença e rápidas respostas quando acionados(as).

Ainda, não podemos deixar de agradecer ao BDMG Cultural e Academia Mineira de Letras, que foram atores fundamentais ao longo destes anos no diálogo e reflexão sobre os limites e possibilidades de uma revista acadêmica e sua interação ao entorno social e cultural. E, por fim, nosso agradecimento à FAPEMIG, que através do Programa de Apoio à Publicações Científicas e Tecnológicas (Edital 05/2017), deve destinar recursos já aprovados à continuidade dos trabalhos.

Os Editores da Revista Gestão e Sociedade (Gestão 2015/2020) e a Secretaria Editorial que se despedem saúdam o novo corpo editorial que agora assume com a certeza de que o desafio de manter uma Revista é árduo e depende do esforço de todos e todas. Ao assegurar o rigor e a diversidade que foram marca registrada nestes anos, temos a certeza de que o trabalho segue em frente.

Allan Claudius Queiroz Barbosa (Editor Responsável)

Noel Torres Junior (Editor)

Robert Aldo Iquiapaza Coaguila (Editor)

Genauto Carvalho de França Filho (Editor)

Alexandre de Queiroz Stein (Secretário Editorial)

Cristina Luiza Ramos da Fonseca (Secretária Editorial)

Juliana Goulart Soares do Nascimento (Secretária Editorial)