Notícias

Edição Atual

v. 15 n. 41 (2021): Janeiro/Abril de 2021

Editorial

Com satisfação, apresentamos um novo número da Revista Gestão e Sociedade. O contexto macroambiental é de crise econômica. Não superamos a tendência de baixo crescimento dos últimos anos e, tampouco, conseguimos controlar a Covid-19. As questões sociais e políticas decorrentes são graves.

Atentos à conjuntura, mas visando abordar temas perenes, para sustentar avanços institucionais e o amadurecimento da reflexão acadêmica, buscamos representar a diversidade de estudos de gestão, sem priorizar nenhuma de suas subáreas. No entanto, neste número há mais trabalhos relacionados a finanças e contabilidade.  

O artigo inicial aborda ações e práticas socioambientais de instituições federais de ensino superior do estado do Ceará, ajustando-se às diretrizes da Agenda Ambiental da Administração Pública, que estimula o aumento da eficiência da gestão pública aliado à preservação do meio ambiente.

O segundo artigo propõe e testa as qualidades psicométricas de uma escala para avaliar a qualidade de serviços de um bairro, aplicando-a em bairros da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.

O terceiro artigo investiga o impacto da participação em jogos empresariais on-line no aprendizado e formação de alunos do curso de Administração e na sua atitude em relação à educação a distância. 

O quarto artigo analisa a influência da subvenção e assistência governamental no desempenho econômico-financeiro das empresas listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3), no período de 2011 a 2018.

O quinto artigo analisa as características dos artigos publicados sobre orçamento empresarial publicados em diversas bases bibliográficas nacionais e internacionais, mediante o método bibliométrico.

O sexto artigo emprega o método Analytic Hierarchy Process (AHP) com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão sobre a predileção de um sistema de impressão em uma instituição federal de ensino superior que enseja a economia de recursos. 

O penúltimo artigo analisa como os mecanismos de Governança Corporativa e a Teoria da Agência podem auxiliar os gestores no gerenciamento de conflitos de uma cooperativa médica localizada na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

 O artigo final emprega a técnica de regressão múltipla por meio de dados em painel a fim de identificar o comportamento dos determinantes da estrutura de capital em relação à Teoria do Trade-Off (TOT) e à Teoria Pecking Order (POT). 

Desejamos uma ótima leitura.

A Equipe Editorial

Gestão e Sociedade é uma publicação do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, de periodicidade quadrimestral. Editores: Antônio Artur de Souza (FACE/UFMG, Editor Responsável), Ricardo Teixeira Veiga (FACE/UFMG). Assistentes Editoriais: Camila Teresa Martucheli, Daniele Oliveira Xavier, João Eduardo Ribeiro, Letícia Drummond Rezende, Simone Evangelista Fonseca (CEPEAD/UFMG) – ISSN 1980-5756 ©2021 – CEPEAD/FACE/UFMG.   

 

 

 

Publicado: 09-07-2021

Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições

Licença Creative Commons  Este periódico é publicado sob a licença Creative Commons Attribution Não Comercial (CC NC BY 4.0). Qualquer pessoa pode reproduzir, distribuir, traduzir e criar trabalhos derivados dos artigos para fins não comerciais, desde que devidamente referenciados os autores e a publicação original. Os termos completos desta licença podem ser encontrados em http://creativecommons.org/licences/by/4.0/legalcode